Dúvidas Frequentes

Como posso obter uma quota do Consórcio Nacional Volkswagen?

É muito fácil. Basta acessar a tabela e escolher o plano de seu interesse. Depois, é só preencher a Proposta de Adesão com os seus dados, receberemos seu cadastro e um de nossos consultores entrará em contato para formalizar a compra. O pagamento referente à primeira parcela será através de boleto nominal a CONSÓRCIO NACIONAL VOLKSWAGEN. Na seqüência, após a confirmação do pagamento da 1ª parcela em nosso sistema , o Consórcio Nacional Volkswagen disponibilizará o arquivo com sua Proposta de Adesão para que ela seja assinada e encaminhada para nós através do correio. Assim que o seu grupo estiver formado, você receberá o comunicado de constituição e adesão ao grupo de consórcio confirmando sua participação, com os dados do seu grupo, do plano escolhido, a sua senha e o acesso eletrônico, além do calendário das assembléias.Você pode adquirir uma cota do Consórcio Nacional Volkswagen através da Internet com tranquilidade e segurança.

Quais são as condições para participar do Consórcio Nacional Volkswagen?

Basta que você seja maior de 18 anos ou comprovadamente emancipado.

Tendo a qualificação acima, quais são os outros requisitos para que eu possa ingressar no plano?

Sua prestação mensal do consórcio não poderá ultrapassar 1/3 do seu salário bruto, acrescido da renda familiar, se preciso for, para atingir esse patamar. Caso a opção tenha sido pelo Consórcio Flexível Volkswagen, será considerado para análise da capacidade econômico-financeira três vezes o valor da parcela que corresponder ao penúltimo período do plano.

Quais são as vantagens do Consórcio Nacional Volkswagen?

São várias. Além de possuir planos com os mais variados prazos para praticamente toda a linha Volkswagen (inclusive para caminhões e ônibus), atendimento personalizado, atuação em todo o território nacional, assembléias transmitidas via satélite para a Rede de Concessionários, o Consórcio Nacional Volkswagen é o único garantido pela própria Volkswagen.

Quantas quotas de consórcio posso adquirir?

Podem ser adquiridas até 2 cotas (pessoa física) e até 10 cotas (pessoa jurídica). Acima disso, somente mediante autorização da Gerência/Diretoria do Consórcio Nacional Volkswagen. .

Como são efetuados os pagamentos do consórcio?

Os pagamentos podem ser realizados em qualquer banco participante do sistema integrado de compensação até a data de vencimento, utilizando o Extrato Mensal que enviaremos para o seu endereço de correspondência. Após a data de vencimento (até 30 dias após), o pagamento poderá ser efetuado em uma das agências do banco cobrador. A impressão do boleto bancário poderá ser feita através do nosso Atendimento Eletrônico via Internet.

O que acontece quando a prestação mensal for paga após o vencimento?

Sempre que houver atraso do pagamento da sua prestação mensal, sua cota não participará do sorteio e não será possível ofertar lance para a assembléia em que ocorreu o atraso. As prestações vencidas ficarão sujeitas a juros de mora e multa contratual, bem como a eventuais reajustes ocorridos no preço do Veículo Básico do Plano.

Há reajuste nas prestações do consórcio?

As prestações mensais do consórcio têm como base o valor do Veículo Básico do Plano, sofrendo alterações somente nos casos de aumento ou redução do preço do veículo.

É possível antecipar o pagamento das prestações mensais?

Sim. Basta somar ao valor do Extrato Mensal a quantia que deseja antecipar, preenchendo o campo "valor cobrado" com o total a pagar. O valor pago a mais será considerado para a amortização de suas prestações mensais na ordem inversa , a contar da última.

Quantos veículos são entregues por mês?

Depende do plano escolhido. No Plano Normal, são dois veículos, sendo um por sorteio e outro por lance. No Plano Leve de Automóveis e Caminhões, são três veículos, sendo um por sorteio e dois por lance. Já no Plano Flexível, as quantidades de veículos entregues por mês são crescentes ao longo do prazo de duração do plano, variando de 3 a 7 veículos, sendo 1 por sorteio e os demais por Lance. Vale lembrar que, independente da modalidade do plano, as contemplações estão condicionadas à existência de recursos financeiros no fundo comum dos grupos.

Como são feitas as contemplações dos planos do Consórcio Nacional Volkswagen?

As contemplações ocorrem por sorteio e por lance. Os sorteios são realizados com base nos números da Loteria Federal.

Como posso ofertar um lance

Existem 3 maneiras maneiras para você fazer sua oferta: por meio do site, acessando a opção Assembleia(http://atendimento-eletronico.bancovw.com.br/logon/); por meio da Central de Relacionamento; Pessoalmente, visitando uma de nossas lojas, todas as informações de contato encontram-se no rodapé do site. Todas as ofertas recebidas 1 (um) dia antes da data da Assembleia de Contemplação serão consideradas, desde que ofertadas até as 20 horas.

Como é feita a apuração do lance vencedor?

É considerado vencedor o lance que amortizar o maior número de prestações mensais do grupo. No caso de grupo misto, o lance vencedor não será necessariamente o de maior valor, mas sim aquele que amortizar o maior número de prestações. Em casos de empate, a seqüência de elegibilidade prevista no Sistema de Sorteio do contrato é que servirá como critério de desempate.

Como é feita a apuração do lance vencedor?

É considerado vencedor o lance que amortizar o maior número de prestações mensais do grupo. No caso de grupo misto, o lance vencedor não será necessariamente o de maior valor, mas sim aquele que amortizar o maior número de prestações. Em casos de empate, a seqüência de elegibilidade prevista no Sistema de Sorteio do contrato é que servirá como critério de desempate.

Quais são as formas de utilização do valor do lance?

Plano Normal: o seu lance amortizará parcelas na Ordem Inversa, a contar da última, permitindo uma redução no prazo do seu plano. Consórcio Leve Volkswagen: caso a sua opção seja por 100% do valor do crédito, o seu lance amortizará prioritariamente os 25% devidos e o restante será utilizado na Ordem Inversa, a contar da última. Se a sua opção for 75% do valor do crédito, o seu lance amortizará parcelas na Ordem Inversa a contar da última, permitindo uma redução no prazo do seu plano. Consórcio Flexível Volkswagen: neste plano, você tem várias formas de utilização do valor do lance. São elas: • Ordem Direta: o seu lance amortizará as três parcelas seguintes à contemplação. O restante amortizará parcelas na ordem inversa, a contar da última; • Ordem Linear: o seu lance amortizará parcialmente e proporcionalmente as parcelas seguintes à contemplação, respeitando o limite mínimo do plano escolhido. Caso haja algum valor restante, ele será utilizado na Ordem Inversa; • Ordem Inversa: o seu lance amortizará parcelas na Ordem Inversa, a contar da última; • Ordem Mista: o seu lance amortizará parcelas nas Ordens Direta, Linear e Inversa, seguindo esta ordem de prioridade.

Meu veículo usado pode ser aceito como lance?

Esta alternativa deve ser negociada junto ao seu concessionário, já que o lance tem de ser feito em dinheiro ou em cheque administrativo.

Quanto tempo terei para cobrir o lance?

O prazo para cobertura do lance é de dez dias corridos, contados a partir da data da assembléia de contemplação.

Quando for contemplado, poderei optar por outro veículo ou outras cores?

Sim, desde que você se responsabilize pela diferença de preço, se houver, pagando-a diretamente para a concessionária no momento do faturamento.

Após ter sido contemplado, quanto tempo terei para efetuar o pedido do veículo?

Recomendamos que você faça o pedido do veículo o quanto antes na sua concessionária Volkswagen, pois caso ocorra aumento no preço do veículo entre a data da Assembléia de Contemplação e o faturamento, a diferença deverá ser paga por você diretamente à concessionária. O seu crédito ficará disponível a partir do dia seguinte à contemplação, não tendo prazo máximo estabelecido para sua utilização.

É possível transferir a minha cota para terceiros, repassando as prestações mensais restantes?

Sim. No entanto, o cadastro do novo consorciado deverá ser previamente aprovado pelo CONSÓRCIO NACIONAL VOLKSWAGEN. É necessário também estar em dia com os pagamentos mensais. Pelo Atendimento Eletrônico, em nosso site, você poderá consultar a relação de documentos e as condições necessárias para realizar essa operação. Se preferir, informe-se em sua concessionária Volkswagen.

Onde, quando e em que horários são realizadas as assembléias?

Para que você possa se planejar, as Assembléias de Contemplação ocorrem mensalmente, sempre às terças-feiras (exceto feriados), a partir das 9 horas, na sede do Consórcio Nacional Volkswagen, situada na rua Volkswagen, 291, no bairro do Jabaquara em São Paulo. No entanto, você pode acessar o resultado das assembléias por meio do nosso site www.cnvw.com.br, acionando o Talker (Central de Atendimento Eletrônico) ou ainda se preferir, em qualquer uma das Concessionárias Volkswagen, a partir das 11:00 horas do dia em que a assembléia for realizada. Não esqueça as datas das assembléias estão assinaladas no Slip de pagamento mensal.

Como é calculado o valor da minha prestação mensal?

O valor da prestação mensal é obtido aplicando-se sobre o valor do veículo do plano as taxas de administração e fundo de reserva. Depois, aplica-se o percentual de Contribuição Mensal do seu Plano e soma-se 0,0734% (calculado sobre o saldo devedor) referente ao seguro de vida.

Quando compro uma cota de consórcio tenho algum seguro?

Sim. Existe um Seguro de Vida em Grupo para, em caso de óbito, garantir aos beneficiários do consorciado uma indenização que corresponderá à quitação do saldo devedor a vencer, tenha o consorciado sido contemplado ou não.

Desisti do consórcio. Quando posso receber o valor pago?

A exclusão do consorciado no grupo ocorrerá somente enquanto não contemplado, em razão da desistência declarada ou inadimplência de suas obrigações financeiras, equivalentes a 2 (duas) prestações. Com a exclusão do grupo, o consorciado passará a ser considerado participante excluído, tendo direito à contemplação, por sorteio, para recebimento do seu crédito parcial em espécie, nas mesmas condições dos consorciados ativos e de acordo com a disponibilidade de caixa do grupo. Você receberá um comunicado informando a disponibilidade dos valores e solicitando os dados bancários do titular da cota para a devolução.